terça-feira, 22 de maio de 2007

A Escola sem Papéis: Um Passo para o Futuro. Integrando a Web no Ensino Básico Catarinense

A professora Nildes, junto com a turma 72 estão desenvolvendo desde abril este projeto, em parceria com a UFSC, que dispõe de um estagiário para nos acessorar.
Tem como Objetivo Geral, integrar a informática às práticas de ensino para adquirir e construir o conhecimento interdisciplinar do aluno, tomando como instrumento a produção de enunciados em Língua Portuguesa.
Metodologia
Os alunos terão aulas presenciais, teóricas e práticas, que apresentam, em sala de aula, os conteúdos que fazem parte do planejamento da disciplina de Língua Portuguesa, em módulos ou projetos a serem desenvolvidos. Explicado o conteúdo, tiradas as dúvidas, os alunos irão à sala informatizada, e, on line, utilizando o software Moodle, accessível em língua portuguesa com senhas individuais, realizarão as tarefas propostas.
Em caso de dúvida, poderão acessar o Moodle de sua casa, de onde existir computador ou da sala informatizada da escola, em horário a isso destinado, interagindo, então, com o professor. Este corrigirá os trabalhos, tecerá comentários e sugestões, que os alunos levarão em conta, se necessário, ao refazer a tarefa. Semanalmente, serão propostos temas para o fórum de discussão, estimulando-se o aluno a ler, expressar-se com clareza e estabelecer julgamentos de valor, argumentando com clareza e espírito cooperativo.
Espera-se que o aluno agregue à apreensão de conhecimentos enciclopédicos e de procedimento, o prazer de ampliar, por via da Informática, sua visão de mundo.
O software
Moodle é um sistema de gerenciamento de cursos projetado para ajudar os professores, utilizando recurso on line. O software vem sendo usado em todo o mundo por universidades, escola de nível técnico e médio, empresas e professores isolados. Seu código é aberto (open source), o uso livre, gratuito; foi traduzido e adaptado para o português e é disponível em vários sítios da Universidade Federal de Santa Catarina.
No ensino fundamental, o Moodle – como outros programas similares - ainda está em fase de experimentação. Sua aplicação ao ensino básico de Língua Portuguesa poderá, se bem sucedida, ser utilizada pelas demais disciplinas e em outras escolas, criando-se uma cultura de uso das tecnologias de informação e da comunicação na rede pública municipal de Florianópolis.
Cronograma

O projeto tem duração prevista de um ano letivo, com eventual prorrogação, segmentado em trimestres.
Não deixe de conferir!!!!

Estamos neste momento do projeto fazendo intercâmbio com uma escola de Moçambique. Eles também estão usando o moodle.

http://moodle.edu-port.ac.mz/course/view.php?id=111

Nenhum comentário: