quarta-feira, 5 de agosto de 2009

CONHECENDO A AÇÃO E OS DANOS DAS DROGAS EM UMA VISÃO SOCIAL DO ADOLESCENTE


Este projetofoi realizado pelas turmas 71 e72, sob a orientação da professora Nanci e teve como objetivo:
-Propiciar aos adolescentes o contato com a informação sobre as principais drogas utilizadas, sua ação no sistema nervoso central e no organismo em geral;
-Permitir a visualização de situações de prevenção e tratamento dos dependentes, através de atividade de vivência de situações do cotidiano dos adolescentes que entram em contato com outros adolescentes que utilizam drogas, permitindo que o adolescente perceba que a prevenção e a consciência são as melhores atitudes para prevenir o uso de drogas ;.
-Melhorar a visão dos adolescentes sobre a ação de drogas lícitas e ilícitas, promovendo uma discussão sobre a legalização de algumas drogas como a maconha presente na vida da maioria dos adolescentes.
Este projeto justifica-se pelo fato que a necessidade de informação do adolescente e a abertura de um canal de conversa sobre o assunto são pontos importantes na prevenção dos adolescentes ao abuso de drogas. E o crescente aumento da utilização de drogas entre estes em idade cada vez mais tenra nos leva como educadores a buscar soluções que levem maior informação ao adolescente.
Foi proposto as seguintes atividades:
-Confecção de apresentação de slides com gravação em CD para apresentação na sala de vídeo sobre as drogas:
-A Atividade será realizada em grupos de 2 a 3 alunos conforme a disponibilidade de maquinas e numero de alunos.
-Cada grupo na apresentação deve além de apresentar seu trabalho confeccionado na informática deverá apresentar um esquete de teatro, vídeo, música ou poema que tenha relação com a prevenção ao uso de drogas na vida do adolescente e ou uma situação onde um dependente tenta deixar as drogas.
-A última droga a ser apresentada será a Maconha e após será feito um debate sobre a legalização desta droga tão presente na vida de muitos adolescentes.
-Vídeos: Droga a onda Química – Programa do Fantástico
-Vídeo: Falcão Meninos do Trafico – discussão sobre o trafico de drogas.
Houve muito interesse pelo tema abordado, o que facilitou a execução do projeto.


Nenhum comentário: