quinta-feira, 6 de agosto de 2009

WEBQUEST PROBLEMAS SOCIAIS URBANOS

Esta webquest está sendo utilizada pelas turmas 82 e 83, sob a orientação da professora Ana Paula, na disciplina de Geografia.

Urbanização não é apenas o crescimento de uma cidade. O termo também implica um estilo de vida decorrente da industrialização que ocorre nas cidades.
A cidade é uma concentração de pessoas e de atividades econômicas secundárias e terciárias.

O crescimento rápido de algumas cidades é resultado da incapacidade de criação de empregos, seja na zona rural ou em cidades pequenas e médias, o que força a migração de milhões de pessoas para as cidades grandes.

Essa é a face mais visível do crescimento desordenado das cidades. Cria-se assim, um meio social extremamente favorável ao surgimento de outros problemas como a violência urbana e a violência no trânsito.

Diante disto, a tarefa desta webquest consiste em os alunos assumirem o papel de urbanistas, que é o profissional responsável por planejar melhorias nas cidades de acordo com as leis vigentes (Plano Diretor).
E sugerirem nas reuniões de planejamento as melhorias adequadas a cada situação crítica que encontramos nas cidades.


Veja no processo, todos os passos para a execução de um bom trabalho!!!
http://www.pmf.sc.gov.br/ebm_batistapereira/webquest_problemas_sociais_urbanos/home.html

HISTÓRIA DE FLORIANÓPOLIS

Este projeto tem por objetivo:
- Conhecer um pouco mais sobre a História de Florianópolis;
- Relacionar o conteúdo encontrado na Internet com os conteúdos encontrados nos livros;
- Entender o processo de evolução que a cidade sofreu no decorrer dos anos;

E está sendo desenvolvido pelas turmas 51, 52 e 55, sob a orientação da professora Joseane, na disciplina de História.
Na SI os alunos realizaram a pesquisa sobre os temas abaixo, divididos entre as duplas:
- O povoamento da Ilha e a colonização açoriana
- O crescimento urbano e o turismo
- O centro da cidade e a Praça XV
- A evolução do transporte coletivo da Ilha
- Manifestações culturais
- O mercado Público e sua História

Em sala de aula será dada continuidade a elaboração do trabalho escrito.

ALIMENTOS

§Esta pesquisa faz parte de um projeto interdisciplinar: “Alimentação: uma questão biológica, ideológica e cultural” e neste momento foi proposto para os alunos da turma 74, sob a orientação da professora Isolda, na disciplina de Ciências, pesquisar a história dos pratos típicos da nossa cozinha tradicional como feijoada, vatapá, churrasco. Analisando como diversos povos influenciaram a culinária brasileira.

§Durante a pesquisa na internet os alunos deverão obter as seguintes informações sobre o alimento:
-Sua origem histórica e geográfica.
-Como é preparado este alimento. Ingredientes usados.
-Identificar os nutrientes envolvidos (proteínas, vitaminas e sais minerais).
-Verificar a quantidade de calorias neste tipo de refeição.
-Analisar se é uma alimentação saudável e equilibrada.

Carreteiro
Trabalho escrito contendo informações sobre o alimento
Nome do Alimento:
Sua origem histórica e geográfica.
Ingredientes usados.
Como é preparado este alimento.
Identificar os nutrientes envolvidos (proteínas, vitaminas e sais minerais).
Verificar a quantidade de calorias neste tipo de refeição.
Analisar se é uma alimentação saudável e equilibrada.
Conclusão:
Bibliografia:

QUEM TEM MEDO DE...?

*Muitos mitos e informações erradas circulam entre os alunos sobre os animais. Geralmente estas informações são “aprendidas ” em casa, ou com vizinhos e amigos. Temos por exemplo: “o sapo espirra seu veneno que cega”... ou, “os morcegos chupam sangue”....Muitas pessoas também sentem nojo e não gostam de lesmas, caracóis e outros animais pois não conhecem de fato esses animais e suas adaptações para sobreviverem nos diferentes ambientes.
*Portanto é importante que nossos alunos conheçam os animais que vivem perto deles e aprendam informações corretas sobre eles para que passem a se interessar mais e venham mesmo a gostar deles. Com isto poderão divulgar informações corretas que ajudem a preservá-los.

*Com o objetivo de:
-Investigar os animais que vivem na região da Escola e do Município de Florianópolis.
-Aprender a valorizar a fauna local e os ambientes nos quais vivem os animais.
-Identificar as características de cada animal e suas adaptações.
-Desmistificar alguns conceitos e informações erradas ou mitos que temos sobre nossa fauna.
-Montar um livro com desenhos e informações sobre os animais ou
-Montar painéis com informações e fotos para exposição

-Criar um BLOG com informações sobre os animais
*É que foi proposto este projeto a turma 64, pela professora Isolda, na disciplina de Ciências.
*Estamos iniciando as postagens, confiram:

COMPOSIÇÃO DE BIOGRAFIAS

# Este projeto está sendo realizado pelas turmas 63 e 64, sob a orientação da professora Marluce e temk os seguintes objetivos:- Apresentar o gênero Relatar.
- Explorar as características dos seguintes tipos dentro do relator.
- Autobiografias, biografias e diários.
- Desenvolver aspectos estruturais do gênero em estudo.

# Toda a pesquisa foi feita em sala de aula.

# Foi sugerido que cada um fizesse uma ilustração sobre o tema, que foi escaneada na SI e está se tornando plano de fundo nas digitações.


# Assim, como produto final, pretende-se a Confecção e Apresentação de um mural com as biografias trabalhadas na sala informatizada.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

CONHECENDO A AÇÃO E OS DANOS DAS DROGAS EM UMA VISÃO SOCIAL DO ADOLESCENTE


Este projetofoi realizado pelas turmas 71 e72, sob a orientação da professora Nanci e teve como objetivo:
-Propiciar aos adolescentes o contato com a informação sobre as principais drogas utilizadas, sua ação no sistema nervoso central e no organismo em geral;
-Permitir a visualização de situações de prevenção e tratamento dos dependentes, através de atividade de vivência de situações do cotidiano dos adolescentes que entram em contato com outros adolescentes que utilizam drogas, permitindo que o adolescente perceba que a prevenção e a consciência são as melhores atitudes para prevenir o uso de drogas ;.
-Melhorar a visão dos adolescentes sobre a ação de drogas lícitas e ilícitas, promovendo uma discussão sobre a legalização de algumas drogas como a maconha presente na vida da maioria dos adolescentes.
Este projeto justifica-se pelo fato que a necessidade de informação do adolescente e a abertura de um canal de conversa sobre o assunto são pontos importantes na prevenção dos adolescentes ao abuso de drogas. E o crescente aumento da utilização de drogas entre estes em idade cada vez mais tenra nos leva como educadores a buscar soluções que levem maior informação ao adolescente.
Foi proposto as seguintes atividades:
-Confecção de apresentação de slides com gravação em CD para apresentação na sala de vídeo sobre as drogas:
-A Atividade será realizada em grupos de 2 a 3 alunos conforme a disponibilidade de maquinas e numero de alunos.
-Cada grupo na apresentação deve além de apresentar seu trabalho confeccionado na informática deverá apresentar um esquete de teatro, vídeo, música ou poema que tenha relação com a prevenção ao uso de drogas na vida do adolescente e ou uma situação onde um dependente tenta deixar as drogas.
-A última droga a ser apresentada será a Maconha e após será feito um debate sobre a legalização desta droga tão presente na vida de muitos adolescentes.
-Vídeos: Droga a onda Química – Programa do Fantástico
-Vídeo: Falcão Meninos do Trafico – discussão sobre o trafico de drogas.
Houve muito interesse pelo tema abordado, o que facilitou a execução do projeto.


DADOS PESSOAIS DOS ALUNOS

Este projeto foi realizado pela turma 24, sob a orientação da professora Ana Marta, com o objetivo de conhecer informações básicas utilizadas no dia-a-dia. Praticar a escrita das palavras.


Exercitar a leitura. Obter novas informações a seu respeito (peso, altura, número do calçado...)

Foi proposto então: pesquisa de seus dados pessoais com a família; registro em caderno, destas informações; leitura em grande grupo; comparações com as informações dos outros colegas; digitação de todas as informações obtidas e impressão; Montagem de painel / mural em sala de aula para acompanhar aniversariantes.



Utilizaram assim os recursos do Word Art.



Ficou muito legal.

SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

Este projeto está sendo desenvolvido pelas turmas 12 e 13, sob a orientação da professora Simone e é parte integrante do Portifólio que está sendo elaborado por estas turmas.

Desta forma, tem como objetivo promover a alfabetização e o letramento através da leitura e da realização de atividades dirigidas e organizadas a partir dos textos contidos nos livros da coleção “ Meu livrinho do Sitio do Picapau Amarelo”.

E justifica-se pelo fato de que a leitura é uma atividade permanente da condição humana. Uma habilidade a ser adquirida desde cedo. A leitura permite ao leitor manipular o próprio tempo, envolvendo-o em idéias, acontecimentos e fazendo-o interagir com o mundo de forma mais atraente. Desenvolver o gosto pela manipulação dos livros e posterior, pela leitura, traz consigo inúmeros benefícios à criança em seu processo de construção de conhecimentos acerca da alfabetização e do letramento.

O projeto como um todo envolve atividades, tais como:

  • Leitura de pequenos textos, palavras ou frases;
  • Caça palavras;
  • Questionamentos orais e escritos;
  • Separação de sílabas;
  • Recorte e colagem de figuras, letras ou palavras;
  • Construção de palavras e frases;
  • Ilustração a partir da leitura de pequenos textos ou frases;
  • Confecção de dobradura;
  • Organização dos registros e montagem do portifólio;

Muito legal observar a alegria das crianças realizando os seus registros na SI.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Avaliação Interativa


Este projeto foi realizado pelas turmas 72,73 e 74, sob a orientação do professor Roney na disciplina de Inglês, com o objetivo de avaliar o progresso dos alunos em pontos específicos de gramática, compreensão e vocabulário.
Desta forma, cada aluno, ou dupla, respondeu uma lista de atividades sobre pontos apresentados em sala de aula.
Para esta atividade foi utilizado o site http://occawlonline.pearsoned.com/bookbind/pubbooks/tc1/chapter97/deluxe.html

“MENU”

Este projeto foi realizado pelas turmas 81 e 82, sob a orientação do professor Roney, na disciplina de Inglês, onde os alunos após terem aprendido vocabulário específico em sala de aula, deveriam como exercício prático, criar cardápio no idioma inglês, ativando os conhecimentos prévios.
Assim, o aluno deveria:- Pesquisar imagens de pratos e/ou alimentos para utilização em seu cardápio
- Elaborar e formatar cardápio em inglês
Foi sugerido os seguintes sites para a pesquisa:
- Sites de busca de imagens como o GOOGLE Images
- Sites variados de restaurantes:
Após confeccionados e corrigidos, os cardápios foram impressos e expostos na escola. Aqueles baseados em restaurantes ou lanchonetes reais, foi sugerido pelo professor a apresentação do produto final aos proprietários dos estabelecimentos.
Foi muito impolgante.