quarta-feira, 15 de julho de 2009

CONHECENDO AS FÁBULAS

Este projeto está sendo realizado pelas turmas 31 e 33, sob a coordenação da professora Edésia e tem como objetivo:
- Conhecer as fábulas.
- Resgatar os valores através das fábulas.
- Produzir sua própria fábula, com personagens por eles escolhidos.

Assim os alunos farão:
- Pesquisa de fábulas na internet.
- Leitura e impressão da fábula.
- Levar para a sala a impressão e dar continuidade com outras fábulas.
- Trabalhar com a moral das fábulas.
- Produção de fábulas, digitar e ilustrar na SI usando o Paint.

Está sendo bem divertido.
E podemos registrar que as crianças se encantaram com o site contando história:

terça-feira, 14 de julho de 2009

ALFABETIZAÇÃO-FORMAÇÃO DE PALAVRAS

Este projeto está sendo desenvolvido pelo 1º ano, turmas 11 e 14, sob a orientação da professora Camila e tem como objetivo proporcionar aos alunos uma forma lúdica e instigadora de escrever as palavras.

Utilizando os jogos de alfabetização do Site: http://www.atividadeseducativas.com.br/

Os alunos estarão trabalhando:
Letra inicial e Formação de palavras a partir da figura.


JOGOS DE ESTRATÉGIA: LABIRINTO, JOGO DA VELHA, PASSAGENS, MEMÓRIA.

Este projeto está sendo desenvolvido pelo 2º ano, turmas 21 e 23, sob a orientação da professora Denise e tem como objetivo proporcionar momentos lúdicos e o contato com a tecnologia do computador. Desta forma, foi proposto começar com jogos para que os alunos possam se acostumar com o teclado e o mouse, afim de alcançar seus objetivos.

Isto porque os jogos exigem atenção, habilidade e estratégia, fazendo com que as crianças desenvolvam o raciocínio lógico, vindo a facilitar nas demais atividades e aprendizagens da sala de aula, especialmente na fase de alfabetização.
Espera-se que estes momentos repercutam em sala de aula e preparem os alunos para a digitação de suas produções textuais, o que resultará num livro de literatura infantil ilustrado.
A freqüência da atividade na SI está acontecendo a cada 15 dias.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

VIRUS

Atividade realizada pelas turmas 63 e 65, sob a orientação da professora Bruna teve como objetivo entender a estrutura, organização, ciclos das doenças.

Os alunos fizeram pesquisa na internet sobre o assunto, desenhos do que observaram e relatório das doenças causadas por vírus.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

CARTA DA TERRA/RÁDIO MIX

Este projeto iniciou-se ano passado (2008), sob a orientação da professora de ciências, Nanci e este ano prossegue com a turma 72, sob a mesma orientação.
Baseado nos Princípios da Carta da terra pretendemos integrar os conhecimentos trabalhados nas disciplinas com o melhor entendimento das ações dos alunos no seu dia a dia no ambiente escolar e do bairro, influenciando na consciência dos alunos da relação entre o ambiente humano e o ambiente natural, incentivando o cuidado a tudo a partir da necessidade da preservação da terra com a percepção de que tudo está interligado, ambiente humano e ambiente natural, e de que toda a ação humana desencadeia uma reação ambiental que pode ser de preservação ou de destruição.
Assim, são feitas postagens na wiki da turma e esta mesma turma, executa a rádio MIX.

Radio MIX - 2009

A radio Mix inicia o ano de 2009 com uma nova equipe de trabalho, este ano mais especializada já que a equipe esta recebendo a formação de um Curso de Editores e Locutores de Rádio Escola, ministrado pela Profa. Nanci Rosa com auxílio da Professora Sandra da SI.

A 72 iniciou o trabalho com a colaboração na coordenação do aluno Luiz Otávio que já participava da equipe da Radio Mix no final do ano passado.
Siga o link e confira as mais recentes publicações:

No dia 23 de junho o Radialista Helton Luiz da CBN Diário esteve em nossa escola conversando com as turmas que particiam da rádio falando do funcionamento de uma rádio de sua experiência e de como os alunos poderão montar seus programas, estimulando a participação no trabalho da rádio. Ele visitou a sala da Rádio e viu de perto o trabalho diário que vem sendo feito.


Os alunos gostaram muito da conversa e esperam revê-lo na escola em breve!!