sexta-feira, 19 de junho de 2009

WEBQUEST TERRA INQUIETA

Esta Webquest foi reorganizada e foi executada pelas turmas 73 e 74, na disciplina de Geografia, sob a orientação da professora Ana Paula, onde os alunos tornaram-se cientistas. Sabendo-se que o cientista que estuda tais fenômenos é conhecido como Geólogo a TAREFA foi investigar as teorias que comprovam os movimentos das placas tectônicas, conseqüências e características do fenômeno estudado e curiosidades.

A turma foi dividida em 14 equipes. Cada equipe assumiu uma especialidade, ficando assim especificado:
* grupo (01) dos geólogos especialistas em vulcão.
* grupo (02) dos geólogos especialistas em terremoto.
*grupo (03) dos geólogos especialistas em tsunami.
OBS: As informações pesquisadas nos sites específicos foram registradas no Power Point.




OCUPAÇÃO, DOMINAÇÃO, COLONIZAÇÃO DO BRASIL

Inicialmente, este projeto que foi executado pelas turmas 61-62-63- 64-65 na disciplina de História, que teve como objetivos:
- COMPREENDER O PROCESSO DE OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO.
- RELACIONAR AS ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS NO BRASIL COM OS INTERESSES ECONÔMICOS EUROPEUS.
E que estava sob a orientação da professora Ana Lúcia, pensou como produto final a confecção de um folder, mas dada a falta de tinta para a impressão para todo o grupo, durante o processo foi mudado o recurso utilizado.
Assim, como produto final, tivemos apresentações em Power Point.
Os alunos abordaram os seguintes conceitos e conteúdos:
Conceitos- colonização –trabalho- cultura.
Conteúdos- As primeiras formas de ocupação do território brasileiros.
- Exploração econômica do Brasil
- A Plantation






AULAS DE XADREZ E ESPORTES

Projeto executado pelas turmas 32,42,43,44, nas aulas de Educação Física, sob a orientação do professor Maurício que tem como objetivo proporcionar aos alunos o desenvolvimento intelectual, através da informática com atividades de xadrez e conhecimento de outros esportes, onde este colocará em prática o estímulo do raciocínio lógico, bem como o estímulo da estratégia. Além de estimular o gosto dos alunos pela leitura através de pesquisa sobre outros esportes e na expectativa de que através deste conhecimento os alunos adquiram um melhor desempenho intelectual numa prática futura.
Está sendo utilizado para pesquisa os sites www.terra.com.br/esportes , www.globo.com/esportes além de, sites de confederações esportivas: handebol, voleibol, Basquete, esportes ligados a natureza.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

PAISES E CONTINENTES

Esta atividade foi realizada pelas turmas 71 e 72, sob a orientação da professora Raphaela, com o objetivo de:

desenvolver habilidades referentes à leitura e interpretação de mapas, localização, distribuição e aspectos importantes de cada um dos continentes e a relação entre eles;
coletar informações sobre países de cada um dos seis continentes utilizando como ferramenta o países@, disponível na página
www.ibge.gov.br;
promover e incentivar o uso de ferramentas disponíveis na internet como fonte de pesquisa.

Durante a pesquisa os alunos coletaram as seguintes informações sobre os países escolhidos:

Do link síntese: localização
extensão territorial
população total
leitura do histórico
visualização da imagem de satélite/link Google maps

Do link população: densidade demográfica

Do link indicadores sociais: Índice de Desenvolvimento Humano – IDH
expectativa de vida
domicílios com acesso a água potável
domicílios com acesso a rede sanitária

Do link economia: PIB per capita

Do link redes: usuários com acesso à internet

Do link meio ambiente: áreas protegidas no total do território nacional

MINIALMANAQUE SOBRE OS ANIMAIS

Este projeto foi realizado pela turma 35, sob a orientação da professora Tania, teve como objetivos:


Definir de diversos animais suas principais características;
Diferenciar vertebrados e invertebrados;
Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade ( locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.
Preencher fichas técnicas sobre os bichos usando conhecimentos adquiridos por meio da leitura
Elaborar pequenos textos e legendas para compor um minialmanaque.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

CONSTRUINDO MINHA CIDADE

Este projeto foi realizado pela turma 62, sob a orientação do professor Santiago e teve como objetivo desenvolver uma cidade observando os conceitos ligados ao meio urbano e o rural.

Assim sendo, este justuficou-se pelo fato do computador possuir recursos áudios-visuais, com movimento e possibilidade de interação que o papel não oferece. A possibilidade de desenvolver uma cidade a partir de um determinado espaço permitiu ao estudante a análise de um maior número de informações e maior possibilidade de transformar essas informações em conhecimento colocando em prática os conceitos apreendidos e discutidos em sala de aula.

O desenvolvimento de uma cidade no espaço virtual permitiu também a utilização de outros recursos visuais o que contribuiu com a diversidade de formas de apreensão dos conteúdos e a demonstração desta apreensão pelo estudante.

Mais do que desenvolver uma cidade diretamente no computador esse projeto permitiu a compreensão das complexas relações de desenvolvimento presentes em uma cidade, bem como desenvolver noções de gastos e equilíbrio orçamentário. Além de promover a inclusão digital para muitos de nossos estudantes.


Foi utilizado o programa Programa SimCity®.


AVALIAÇÃO DIGITAL

Este projeto está sendo desenvolvido pelas turmas 51,52,53,54, 61, 62, 63, 64 e 71, sob a orientação do professor Santiago e tem como objetivo desenvolver questões de avaliação no ambiente virtual, justificando-se pelo fato de que:

O computador possui recursos áudios-visuais, com movimento e possibilidade de interação que o papel não oferece. A possibilidade de resolver as avaliações diretamente no computador permitirá ao estudante a analise de um maior número de informações além de uma maior fonte de dados oriundas de tabelas, fotos e mapas com um custo infinitamente menor do que aquele que seria necessário em uma avaliação feita no papel.

A avaliação feita diretamente no computador permitirá também a utilização de outros recursos tanto visuais como de áudio o que contribui com a diversidade de formas de apreensão dos conteúdos e a demonstração desta apreensão pelo estudante.

Mais do que resolver uma avaliação diretamente no computador esse projeto permitirá, além da economia real dos recursos da escola, uma pequena contribuição com a preservação dos recursos naturais considerando que não será necessária a utilização de papel e tinta para a realização do mesmo. Além de promover a inclusão digital para muitos de nossos estudantes.

Confira os registros no site do professor Santiago:

http://www.santiagosiqueira.pro.br/