quinta-feira, 15 de maio de 2008

Conhecendo a Ação e os Danos das Drogas em uma Visão Social do Adolescente


Este projeto realizado pelas turmas 71-72 e 73, sob a orientação da professora Nanci tem como objetivos:
Propiciar aos adolescentes o contato com a informação sobre as principais drogas utilizadas, sua ação no sistema nervoso central e no organismo em geral.
Permitir a visualização de situações de prevenção e tratamento dos dependentes, através de atividade de vivência de situações do cotidiano dos adolescentes que entram em contato com outros adolescentes que utilizam drogas . permitindo que o adolescente perceba que a prevenção e a consciência são as melhores atitudes para prevenir o uso de drogas ;.
Melhorar a visão dos adolescentes sobre a ação de drogas licitas e ilícitas, promovendo uma discussão sobre a legalização de algumas drogas como a maconha presente na vida da maioria dos adolescentes.
E como meta final a confecção de apresentação de slides com gravação em CD para apresentação na sala de vídeo sobre as drogas.
Para tanto, os alunos realizarão a pesquisa utilizando os seguintes sites:

Conhecendo e brincando com o ABC

Sabendo-se que na Sala Informatizada é possível desenvolver a coordenação visual e áudio motora, a memória visual e o desenvolvimento do raciocínio estratégico e lógico. Cria-se um ambiente de aventura onde se tem a liberdade de falhar e tentar de novo, promovendo o desenvolvimento da auto-estima e da confiança. O uso do computador torna-se necessário para reforçar, ampliar e facilitar o conteúdovisto em sala de aula, aplicando software, atividades com o objetivo de unificar ou fortificar o conteúdo estudado de forma lúdica. Com isso, a turma aprende a escrever, a usar o mouse, o teclado e a ler o que está escrito na tela. Tudo ao mesmo tempo e sem que seja necessário tratar a informática como disciplina. Dessa forma, o coordenador estará responsável pelo aproveitamento e direcionamento dos alunos, sabendo e respeitando os limites e dificuldades da turma.
Assim, está sendo desenvolvido pelos primeiros anos, turmas 11- 12-13 e 14 das professoras Dalcilene, Edésia e Tercília este projeto, que utiliza a cada encontro quinzenal na sala informatizada um dos sites abaixo:

Semana da Arte Moderna 1922


Tendo como meta final a elaboração de painéis sobre o tema, a professora Ana Lúcia propôs aos alunos das turmas 71-72-72 e 74, uma pesquisa nos seguintes sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Semana_de_arte_moderna_de_1922
http://www.pitoresco.com.br/brasil/textos/semana.htm
http://www.puc-campinas.edu.br/centros/clc/jornalismo/projetosweb/2003/Semanade22/oquefoi.htm
O conteudo pesquisado deveria ser relacionado ao conteúdo estudado em classe: A influência norte americana no cotidiano brasileiro nos séculos XIX e XX.
Informações sobre a semana da arte moderna deveriam ser selecionadas para elaborar os cartazes.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

A LINHA NA ARTE INDÍGENA

Este projeto foi desenvolvido pelas turmas 51 e 52, sob a orientação da professora Fabiana e justifica-se por ter sido feito uma abordagem da arte indígena, no conteúdo de artes plásticas, enquanto parte da cultura brasileira.
Com o objetivo de analisar o uso da linha na arte indígena e compreender a concepção de arte na cultura indígena é que foi proposto esta pesquisa utilizando o site: http://www.socioambiental.org/

WHY LEARN ENGLISH ? – Countries with the Oficial English Language

Por que aprender Inglês?
Procurando responder a pergunta que está posta e com o objetivo de despertar o interesse pelo estudo da língua Inglesa e por conseguinte, conhecer a cultura, a política e a economia dos países que tem a língua inglesa como oficial, é que a professora Rose Meri propôs as turmas 73, 74, 82 e 83 a elaboração de um Power Point onde cada turma investigaria um continente assim distribuídos:
T-73 E T-74 – EUROPEU (Reino Unido – Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales),
T-82 – AFRICANO(África do Sul), ASIÁTICO(Índia),OCEANIA(Austrália e Nova Zelândia) e T- 83 –AMERICANO(Canadá, EUA[Alaska e Hawaii], Jamaica, Guiana).


WEBQUEST - POESIA

Muitas coisas interessantes fazemos ao longo do percurso como educadores que se perdem com o tempo.

E foi pensando em aproveitar o que estava feito, adaptando às turmas 41 e 43 de 2008, que professora Maria Lúcia propôs o desenvolvimento da Webquest - Poesia.
É sempre complicado dizer o que realmente é a Poesia. Claro, todos nós sabemos que se trata de uma expressão artística das mais belas e tocantes. Sabemos que é composta de palavras que formam versos, que formam estrofes, que formam o Todo.Realmente é muito difícil explicar o que é Poesia, pelo fato desta arte ser, ao mesmo tempo, tão subjetiva e pessoal, mas ter um alcance tão objetivo e geral.
POESIA é a arte de escrever em versos, inspiração... É o que desperta o sentimento do belo. Então vamos viajar pelo mundo dos grandes poetas e conhecer um pouco de sua biografia e se encantar com suas lindas poesias.

TERRA INQUIETA

Um dos critérios mais utilizados para estudar o mundo em que vivemos é a regionalização em continentes.
Assim a formação e a distribuição dos continentes são explicadas pela história natural ou geológica do nosso planeta.
A TERRA INQUIETA

Existe uma série de evidências que a crosta terrestre se movimenta, provocando mudanças na posição dos continentes e modificando o relevo da terra. Tais evidências são comprovadas pela existência de alguns fenômenos naturais como vulcões, gêiseres, terremotos, maremotos e tsunamis. Esses fenômenos ocorrem nas áreas de junção das placas tectônicas.
No intuito de investigar estes fenômenos é que as turmas 73 e 74, sob a orientação da professora da profª Ana Paula estão desenvolvendo mais uma webquest.
Assim, a proposta é de que os alunos tornem-se cientistas. Sabendo-se que o cientista que estuda tais fenômenos é conhecido como Geólogo, sua tarefa está sendo investigar as teorias que comprovam os movimentos das placas tectônicas, conseqüências e características do fenômeno estudado e curiosidades.
Temos muitas investigações pela frente.

MICRORGANISMOS

Ao trabalhar com os temas fungos, bactérias, vírus e protozoários: onde são encontrados e qual a sua relação com a vida dos alunos, com as turmas 63 e 64, a professora Nanci utilizou o site: http://www.rived.mec.gov.br/, o item MICRORGANISMOS e relizaram virtualmente as atividades propostas através de jogos.
Assim, este projeto justifica-se pela favorcimento de integração dos conteúdos de sala de aula com a vivência prática de animações presentes nas atividades do RIVED, permitindo uma vivência com imagens de organismos que os alunos não terão a oportunidade de visualizar em laboratório de ciências e ainda levá-los a comparar diversos tamanhos de seres vivos, sua forma de visualização dependendo do seu tamanho.

Primeiro Capítulo do Livro: A Montanha e o Rio

Este projeto justifica-se pelo reconhecimento da necessidade de desenvolver atividades que estimulam os educandos a escolher informações e interpretar textos e tem como objetivo promover o gosto pela leitura à maneira que o aluno se põe a ler o capítulo do livro sugerindo, comparando conhecimentos, querendo saber mais sobre o tema, admirando a forma do autor escrever e estimulando conversas.
Assim, as turmas 71, 72, 73 e 74, sob a orientação da professora Zeneide, após a leitura do capítulo do livro A Montanha e o Rio, de Da Chen, virtualmente(http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/180707/trecho_montanha.html), realizaram as seguintes atividades escritas:

Identificação do local onde se passa a história
Principais momentos dos capítulos
Levantamento do Vocabulário
Resumo de um parágrafo

MONITORES NA ATUALIZAÇÃO DO SITE


Este é o projeto da SI que deu certo e está no seu 4º ano.

Muitos alunos passaram por aqui e cada um contribuiu de alguma forma pra criar e manter o nosso site.

Assim, este projeto justifica-se pela necessidade de expandir as informações/atividades desta UE virtualmente, onde o aluno tem papel fundamental neste processo.

Desta forma, temos como objetivo contar com o auxilio dos alunos na atualização do site da escola, envolvendo-os na construção da história desta UE.

VISITE-NOS E CONFIRA AS NOVIDADES: http://www.pmf.sc.gov.br/ebm_batistapereira/

terça-feira, 13 de maio de 2008

JORNAL AL NOTÍCIAS EM SALA DE AULA

Este projeto realizado pela turma 81, sob a orientação do professor Santiago justifica-se pelo fato de que o jornal nas mãos de um estudante orientado para o seu uso crítico, interdisciplinar e transversal em sala de aula, pode assegurar não apenas a leitura plena entre estudantes, mas também permite a contextualização dos fatos que permeiam o cotidiano da cidade, do país e do mundo, com as disciplinas ensinadas, tornando tais conteúdos atuais, relevantes e significativos. E tudo isso faz parte, forma a substância, do que se entende como educação de cidadãos.

Além disso, o uso do Jornal em Sala de Aula ajuda a educar os futuros leitores, para que eles não apenas saibam como ler jornais, mas como fazê-lo analítica e criticamente, extraindo deste meio de comunicação toda a informação importante sobre a qual poderá basear suas decisões.

Assim, o projeto JORNAL AL NOTÍCIAS EM SALA DE AULA proporcionará aos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental turma 81 da EBM Batista Pereira, a possibilidade de conhecer as funções e atribuições do Parlamento Estadual e fortalecer a leitura crítica de veículos impressos (em especial o AL Notícias), dando assim maior visibilidade aos trabalhos do Parlamento Catarinense bem como maior compreensão da importância da política em suas vidas.

Vale a pena conhecer o site deste professor e visualizar a gama de informações lá disponibilizadas para nossos alunos: http://www.santiagosiqueira.pro.br/

Para as postagens dos alunos foi criado um Blog: http://www.santiagosiqueira.pro.br/alunos/8a/alnoticias/blogalnoticias.htm

Estrutura atômica - RIVED

Com o objetivo de permitir aos alunos uma viagem na história do desenvolvimento da teoria atômica até os dias atuais levando-o a interagir com os experimentos realizados, testá-los e formular as suas próprias conclusões é que a professora Nanci propôs as turmas 82 e 83 uma viagem através do site http://www.rived.mec.gov.br/.