segunda-feira, 17 de setembro de 2007

A QUESTÃO DA TERRA NO BRASIL

Com o objetivo de elaborar uma síntese dos conteúdos estudados sobre a "questão da terra no Brasil" e utilizando a história em quadrinhos como recurso, é que as turmas 71, 72 e 73, sob a orientação da professora Ana Lúcia, após ter participado da oficina HQ, oferecida pelo NTE, iniciaram este projeto, o HAGÁQUÊ.

O QUE É HAGÁQUÊ?

"Todos conhecem o caráter lúdico das histórias em quadrinhos (HQs) e muitos a consideram uma forma de arte. Além de entreter, as HQs podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos, como geografia, matemática, história, português e idiomas estrangeiros.
Baseado nestas características positivas das HQs, surgiu a proposta de desenvolvimento do software HagáQuê, um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos.
O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. E, como resultado do crescente uso por pessoas com necessidades especiais, o software vem passando por um processo de redesign visando melhorar sua acessibilidade."

Este software é gratuíto e está disponível no site:


BRINCANDO COM AS TECNOLOGIAS

Nossas surpresas ainda não acabaram.
Estamos tendo a felicidade de receber em nossa SI 2 turminhas da Creche Caetena Marcelina com o objetivo de conhecer e explorar os recursos que dispomos .
Assim, turma GIV -2, da professora Zoleima e a turma GIV-5, da professora Andréa estão se divertindo com o CD-ROM "O Coelho Sabido".
Com a ajuda da ratinha Rita, que orienta as criancas de forma clara e objetiva, este CD-ROM exercita as habilidades necessarias ao desenvolvimento do usuario mirim. A crianca completa as atividades sem a necessidade de clicar o mouse, facilitando a coordenacao dos movimentos. Ao mesmo tempo, ela familiariza-se com o computador, adquirindo auto-confianca.
Além de ser de fácil manuseio para os pequenos, ele é muito criativo e divertido.
As crianças estão aproveitando muito.

EXPLORAR E APRENDER

Uma grande descoberta este ano foi o site: http://www.atividadeseducativas.k6.com.br/
Possui uma diversidade muito grande de atividades pedagógicas as quais estão sendo exploradas pelas turmas 11 e 14 da professora Edésia, turma 12 da professora Marilene e turmas 21 e 25 da professora Estefânia.
A cada encontro novas surpresas surgem e novos desafios são superados.
As crianças estão muito empolgadas e trabalham com muito entusiasmo.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

PRODUZINDO LIVRINHOS


Depois de muitas pesquisas em sala de aula e em casa, as turmas 21 e 25 da professora Estefânia, com o objetivo de resgatar a origem do folclore, costumes e tradições registraram sua seleção de Adivinhas, Charadinhas e Lendas, na SI (sala informatizada), utilizando o Word.
Esta produção está sendo impressa, encadernada e transformada em livrinho.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

PRIMAVERA, UM NOVO CICLO

Depois de participarmos da primeira etapa do curso Projeto Animação, proporcionado pelo NTE e de posse de nosso projeto Primavera, Um Novo Ciclo fomos pra escola e já estamos produzindo.

Conhecendo a produção feita pelos professores durante o curso.



Hora dos grupos, em sala de aula, criarem o seu story board.






Dúvida: Onde fotografar nossas produções?

Idéia: Reaproveitamos uma carteira quebrada e montamos o nosso "palco".

Somos geniais!!


E A TAREFA CONTINUA


PROBLEMAS SOCIAIS URBANOS

A turma 82 já está bem familiar com o uso das webquests.


Desta vez, sob a orientação da professora Ana Paula a tarefa é assumir o papel de urbanistas, que é o profissional responsável por planejar melhorias nas cidades de acordo com as leis vigentes (Plano Diretor) e sugerir nas reuniões de planejamento as melhorias adequadas a cada situação crítica que encontramos.


Isto só será possível se seguirem o processo corretamente.



Esta webquest também está sendo utilizada pela turma 82 da EBM José Amaro Cordeiro.

VIAJANDO PELO BRASIL

Este ano em nossa escola temos bastante wequest.

Está sendo muito gratificante observar o trabalho dos alunos.

Assim, aturma 63, sob a orientação da professora Ana Paula, estão desenvolvendo a Webquest VIAJANDO PELO BRASIL.

O fato deles se transportarem para outra região e tentarem persuadir os pais através de uma carta, com argumentos convincentes, está instigando a turma.


Esta webquest também está sendo utilizada pelas turmas 61 e 62 da EBM José Amaro Cordeiro.

CONHECENDO O CONTINENTE AFRICANO

É sempre difícil tratar do assunto sobre discriminação racial.
No intuito de levar esse assunto para a sala de aula cabe aqui a proposta de conhecer alguns paises do Continente Africano.
Seguindo a Webquest
CONHECENDO O CONTINENTE AFRICANO http://www.pmf.sc.gov.br/ebm_batistapereira/webquest_conhecendo_o_continente_africano/home.html

as turmas 42 e 44, sob a orientação da professora Maria Lúcia tem que realizar a seguinte tarefa:

Pesquisar os dados mais relevantes sobre um país do Continente Africano e
montar um cartaz bem ilustrado com essas informações.


A pesquisa está todo vapor.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

O FOLCLORE VISTO PELA TURMA 13

O Folclore faz parte de nosso dia-a-dia, pois nada mais é do que os costumes e tradições de um povo.
Sendo assim, com o objetivo de resgatar e preservar a cultura popular é que a turma 13 da EBM Batista Pereira, sob a orientação da professora Rosamar Lemos e da coordenadora da sala informatizada Profª Sandra Maria Pereira pesquisou em casa e na biblioteca algumas:
Lendas,
Adivinhas,
Parlendas,
Provérbios,
Trava-Línguas,
Cantigas,
Crendices e Superstições.

Para que esta pesquisa pudesse ser realizada a turma será dividida em grupos por temas.
Em sala de aula fizeram uma seleção do que foi pesquisado e na sala informatizada estão registrando a pesquisa na wiki da turma.
http://folclore13.pbwiki.com/


Acompanhe a nossa pesquisa!

O FOLCLORE DAS REGIÕES BRASILEIRAS

A escola pode e deve servir-se, como excelente meio de transmissão de conhecimentos, ao mesmo tempo em que é reveladora da cultura do povo.
O aproveitamento do Folclore na escola é das mais válidas contribuições pela intenção formativa e pelo carárter de nacionalidade que imprimi.
Com o intuito de conhecer um pouco mais sobre o Folclore de cada região brasileira é que a turma 41 sob a orientação da professora Rosamar tem como tarefa de montar uma wiki sobre o Folclore de cada região brasileira.
Para que essa atividade pudesse ser realizada foi apresentada para a turma a webquest O FOLCLORE DAS REGIÕES BRASILEIRAS, onde no PROCESSO os alunos poderão encontrar passso-a-passo o que devem fazer.
QUE TAL ACOMPANHAR?

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

PROJETO DE APRENDIZAGEM EM AMBIENTE DIGITAL (MÚSICA)

Um dos cursos oferecido este ano pelo no NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) foi o PAAD (Projeto de Aprendizagem em Ambiente Digital) o qual a professora Aline de Inglês participou.


Assim, com o objetivo de trabalhar com o programa colaborativo “wiki”, com a finalidade de criar páginas na internet para exposição das apresentações dos trabalhos em sala e a posterior exposição de músicas apresentadas pelos alunos que este projeto foi desenvolvido pelas turmas 81 e 82.


Às turmas foram propostas as seguintes tarefas:

Formar grupos de apresentação dos trabalhos (escolher música a ser apresentada em forma de encenação).

Pesquisar música e tradução.

Tirar fotos das apresentações.

Criar página no wiki (Programa colaborativo); inserir fotos.

Apresentar as páginas criadas à turma.

TUDO ESTÁ LÁ REGISTRADO!

http://www.pmf.sc.gov.br/ebm_batistapereira/

http://www.alineelulu.pbwiki.com/


Sem contar que agora temos também um Blog


http://criandocommusica.blogspot.com/2007/08/nossas-criaes.html


VALE A PENA CONFERIR!