terça-feira, 22 de maio de 2007

O DODÔ: "Um jornal para todos"

A cada ano que passa nosso DODÔ enfrenta novas barreiras, novos desafios, mas está se mantendo firme.
Este ano as turmas 81 e 82, sob a orientação da professora Patrícia e da professora Letícia estão preparando a primeira edição de 2007.
Veja o editorial:

Oi pessoal !!!
Estamos divulgando mais uma edição do jornal Dodô, que existe desde 2004. É nosso dever não deixarmos que ele seja extinto novamente. O Dodô era uma ave que foi extinta no século XVIII, ele é original das ilhas do oceano Índico. Tinha tanto Dodô que os caçadores pensavam que podiam caçar e eles nunca iriam acabar, porém se enganaram e assim o Dodô foi extinto.
Este ano/2007 o projeto Dodô foi renovado pela Secretaria Municipal de Educação e temos garantido essa edição pela turma 81, o próximo será pela turma 82. Estaremos abordando noticias como: nazismo, Pan, aquecimento global, uva x câncer, um novo planeta que poderá ser habitado e a má distribuição de água no Brasil. Teremos também cinema em casa, jogos e passatempos.
Boa Leitura!
Ah, teremos uma novidade, o DODÔ este ano vai virar rádio online.
Já gravamos o editorial, utilizando o audacity.
Isto vai dar o que falar.
Aguardem!!!!!

A Escola sem Papéis: Um Passo para o Futuro. Integrando a Web no Ensino Básico Catarinense

A professora Nildes, junto com a turma 72 estão desenvolvendo desde abril este projeto, em parceria com a UFSC, que dispõe de um estagiário para nos acessorar.
Tem como Objetivo Geral, integrar a informática às práticas de ensino para adquirir e construir o conhecimento interdisciplinar do aluno, tomando como instrumento a produção de enunciados em Língua Portuguesa.
Metodologia
Os alunos terão aulas presenciais, teóricas e práticas, que apresentam, em sala de aula, os conteúdos que fazem parte do planejamento da disciplina de Língua Portuguesa, em módulos ou projetos a serem desenvolvidos. Explicado o conteúdo, tiradas as dúvidas, os alunos irão à sala informatizada, e, on line, utilizando o software Moodle, accessível em língua portuguesa com senhas individuais, realizarão as tarefas propostas.
Em caso de dúvida, poderão acessar o Moodle de sua casa, de onde existir computador ou da sala informatizada da escola, em horário a isso destinado, interagindo, então, com o professor. Este corrigirá os trabalhos, tecerá comentários e sugestões, que os alunos levarão em conta, se necessário, ao refazer a tarefa. Semanalmente, serão propostos temas para o fórum de discussão, estimulando-se o aluno a ler, expressar-se com clareza e estabelecer julgamentos de valor, argumentando com clareza e espírito cooperativo.
Espera-se que o aluno agregue à apreensão de conhecimentos enciclopédicos e de procedimento, o prazer de ampliar, por via da Informática, sua visão de mundo.
O software
Moodle é um sistema de gerenciamento de cursos projetado para ajudar os professores, utilizando recurso on line. O software vem sendo usado em todo o mundo por universidades, escola de nível técnico e médio, empresas e professores isolados. Seu código é aberto (open source), o uso livre, gratuito; foi traduzido e adaptado para o português e é disponível em vários sítios da Universidade Federal de Santa Catarina.
No ensino fundamental, o Moodle – como outros programas similares - ainda está em fase de experimentação. Sua aplicação ao ensino básico de Língua Portuguesa poderá, se bem sucedida, ser utilizada pelas demais disciplinas e em outras escolas, criando-se uma cultura de uso das tecnologias de informação e da comunicação na rede pública municipal de Florianópolis.
Cronograma

O projeto tem duração prevista de um ano letivo, com eventual prorrogação, segmentado em trimestres.
Não deixe de conferir!!!!

Estamos neste momento do projeto fazendo intercâmbio com uma escola de Moçambique. Eles também estão usando o moodle.

http://moodle.edu-port.ac.mz/course/view.php?id=111

segunda-feira, 21 de maio de 2007

UMA IMAGEM MIL PALAVRAS: A Fotografia como Recurso Pedagógico

O Projeto Fotografia está muito interessante. Este projeto envolve as disciplinas de Ciências, História, Português e Geografia e as turmas 71, 72 e 73.
Parece utopia, mas é realidade. Quatro disciplinas unidas com um único objetivo, conhecer a história da fotografia.
Este projeto tem o apoio da TRACTEBEL e do professor Fernando que se dispôs a falar para os alunos sobre o tema.
Com a turma 72, a professora Cláudia, de Português, aproveitou o tema para conhecer o trabalho de Sebastião Salgado, buscando na internet, sua fonte de pesquisa.
As três sétimas foram divididas em grupos e sairam a fotografar.
O grupo orientado pela professora Ana Paula, de Geografia, fotografaram os fenômenos climáticos.
O grupo orientado pela professora Patrícia, de Ciências, fotografaram o tema sexualidade e diversidade.
A professora Cláudia e seu grupo, fotografaram o cotidiano.
E a professora Ana Lúcia, de história, com seu grupo, fotografaram o trabalho.
Na SI, as fotos escolhidas estão sendo selecionadas pelos alunos e salvas para serem reveladas e se tornarem um belo painel que será exposto no hal de entrada da escola, na nossa Mostra de Trabalhos e na Universidade Federal de Santa Catarina (Ecofestival).

Receita de Cookies

A disciplina de Inglês também está presente com entusiasmo e impolgação.
As turmas 71, 72 e 73, sob a orientação da professora Aline, pesquisaram receitas de cookies. Sendo que, estas deveriam estar em Português, serem traduzidas para o Inglês e em casa colocadas em prática. Nesta semana ocorrerá o momento de degustação.
Que tal esta sugestão:

Biscoitinho de Laranja
Ingredientes:
50 g de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de suco de laranja
Raspa de ½ laranja
1 xícara (chá) de farinha de trigo
Papel manteiga, o quanto baste
Modo de preparo:
Ligue o forno em temperatura baixa (150 graus).
Forre o fundo de duas assadeiras grandes com papel manteiga.
Numa batedeira, coloque a manteiga e o açúcar.
Bata em velocidade alta por 2 minutos.
Acrescente o suco de laranja, bata por mais 4 minutos ou até que vire um creme espesso e cremoso.
Retire o creme da batedeira, acrescente as raspas de laranja e a farinha de trigo.
Misture bem com as mãos.
Faça bolinhas, do tamanho de bolinha de gude, com a massa e coloque sobre a assadeira. Deixe um espaço de 3 cm entre as bolinhas e as bordas.
Leve a assadeira ao forno pré-aquecido e deixe assar por 40 minutos ou até que as bolachinhas comecem a dourar levemente.
Retire do forno e espere esfriar completamente.
Puxe o papel manteiga e comece a retirar cada bolachinha delicadamente.
Conserve em recipiente com tampa em local seco e arejado.

Pesquisando, Investigando e Relacionando os Diversos Conteúdos da Disciplina

Com o objetivo de possibilitar aos alunos a elaboração de um trabalho onde possam relacionar conteúdos pré-selecionados por eles, ao uso da informática, ampliar os conceitos estudados na sala de aula e socializá-los no grande grupo é que as turmas 71, 72 e 73, sob a orientação da professora Ana Lúcia de História, iniciaram este projeto.
Primeiro, em sala de aula, selecionaram os temas, montaram um esboço.
Depois na SI (sala informatizada) foi apresentado o software, as diversas possibildades de uso, seus recursos e só então, partiram pra a pesquisa na biblioteca e na internet, utilizando o google com fonte de busca de informações.
A diversidade de temas está resultando uma vasta e rica pesquisa.

Modernizando os Contos de Fadas

Não podemos negar o fascínio que os Contos de Fadas exercem sobre as crianças, basta voltarmos no tempo e relembrarmos a nossa infância.
São simplesmente contagiantes.
Assim, aproveitando este clima de impolgação e com objetivo de desenvolver a expressão oral, comparar as diversas narrativas e modernizar os contos, foi que as turmas 32 e 33, sob a orientação da professora Maria, resolveram partir numa longa e divertida aventura rumo aos Contos de Fadas.
Primeiro conhecendo-os. Lendo as diversas narrativas e comparando-as, seja nos livros da Biblioteca, seja no site http://www.qdivertido.com.br/.
O próximo passo será escolher um dos contos e modernizá-lo e este momento de criação não poderia deixar de ser registrado.
Quer saber onde?
Pois fique sabendo que estas turminhas já tem sua wiki http://modernizandooscontosdefadas.pbwiki.com/
E será lá que os registros serão postados.
Aguardem!!!!

Black is Beautiful

Ao procurar dentro da temática: “Quem é brasileiro”, diagnosticar a influência cultural, étnico africana neste povo; bem como, estimular o gosto pela pesquisa, aliando os recursos da internet e informática é que as turmas 61 e 63, sob a orientação da professora Ana Lúcia, na disciplina de História, estão registrando no Power Point sua pesquisa, objetivando o reconhecimento e valorização da diversidade cultural africana, o estimulo à tolerância étnico cultural, a identificação e valorização da música, bem como a identificação da alimentação de origem africana.
Além de adquirir o conhecimento quanto ao assunto abordado, está sendo muito interessante o uso do software, as descobertas.

Texto Informativo (Biografia) CALVIN E HAROLDO ( HQ )

Com o objetivo de estimular a leitura das HQ e conhecer os autores/personagens das HQ que as turmas 51 e 52, sob a orientação da professora Cláudia, estão usando os recursos da internet ( texto) para encaminhar atividades de leitura e escrita em história em quadrinhos (HQ).

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Monteiro Lobato no 1º ano

Agora foi a vez da turma 13, sob a orientação também da professora Rosamar e com o mesmo objetivo de oportunizar novos espaços e atividades para tornar a aprendizagem mais eficaz por meio da literatura infantil e em Comemoração do dia do livro e aniversário de Monteiro Lobato um dos escritores mais conhecidos das crianças é que esta turma utilizou o Micromundos para criar uma história, com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo.

Monteiro Lobato

Com o objetivo de oportunizar novos espaços e atividades para tornar a aprendizagem mais eficaz por meio da literatura infantil e em Comemoração do dia do livro e aniversário de Monteiro Lobato um dos escritores mais conhecidos das crianças é que a turma 41, sob a orientação da professora Rosamar, ampliou seus conhecimentos investigando os sites abaixo: http://www.vidaslusofonas.pt/monteiro_lobato.htm
http://lobato.globo.com/lobato_Biografia.asp
http://lobato.globo.com/biblioteca_InfantoJuvenil.asp
Os registros foram feitos no Word.
Os alunos tiveram momentos significativos de descoberta, efetuando a pesquisa.