quarta-feira, 25 de abril de 2007

Como Evoluem as Línguas?

Ter noções de como evoluem as línguas e como se formaram os idiomas neolatinos, como o Português.
Mostrar a formação do português moderno como resultado do contato com outros povos, no território português, na Idade Média, e como se transformou com o ciclo de conquistas marítimas, ao conviver com povos distantes.
Demonstrar que, no Português brasileiro, essas influências são marcadamente dos idiomas africanos e indígenas.
Estes são os objetivos do projeto desenvolvido pelas turmas 72, sob a orientação da professora Nildes ao trabalharem com o site educacional:
http://www.educacional.com.br/

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Montando uma Empresa

Depois de conhecer, ler, pensar, debater, está na hora das turmas 81 e 82 montar uma pequena empresa e confeccionar um produto, para que o mesmo se concretize como processo de montagem de uma empresa.

Este é mais um exercício da disciplina de História, para desenvolver conceitos e atividades relacionados aos conteúdos estudados em classe, tais como: Capitalismo, Liberalismo, Globalização, Nacionalização, Cidadania, Participação Política, entre outros.

Vale a pena conferir.

http://www.pmf.sc.gov.br/ebm_batistapereira/

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Terra Inquieta

Um dos critérios mais utilizados para estudar o mundo em que vivemos é a regionalização em continentes. Assim a formação e a distribuição dos continentes são explicadas pela história natural ou geológica do nosso planeta.
A TERRA INQUIETA
Existe uma série de evidências que a crosta terrestre se movimenta, provocando mudanças na posição dos continentes e modificando o relevo da terra. Tais evidências são comprovadas pela existência de alguns fenômenos naturais como vulcões, gêiseres, terremotos, maremotos e tsunamis. Esses fenômenos ocorrem nas áreas de junção das placas tectônicas.
No intuito de investigar estes fenômenos é que as turmas 72 e 73, sob a orientação da professora da profª Ana Paula começam hoje a desenvolver mais uma webquest.
Assim, a proposta é de que a partir de agora os alunos tornem-se cientistas. Sabendo-se que o cientista que estuda tais fenômenos é conhecido como Geólogo, sua tarefa será investigar as teorias que comprovam os movimentos das placas tectônicas, conseqüências e características do fenômeno estudado e curiosidades. Temos muitas investigações pela frente.
Então, mãos a obra.

http://www.pmf.sc.gov.br/ebm_batistapereira/TerraInquieta/home.html

terça-feira, 10 de abril de 2007

Conceituar Ângulos e Estudar os Triângulos

Este é o projeto que está sendo desenvolvido pelas turmas 53 e 54, com a profª Liliane na disciplina de Matemática, utilizando o Cabri-Geometric.
Uma forma divertida de estudar geometria.

Água Essencial a Vida

Agora é a vez da turma 44, junto com a profª Ana Marta colocarem em prática as suas idéias.
Como a preocupação com a água potável é grande, aqui estão eles, dando sua contribuição.
Investigando, pensando, organizando e sugerindo uma forma de conservação da água e do meio ambiente através da Educação Ambiental.
Na SI eles estão investigando o site http://www.agua.bio.br/.
Muito interessante.

terça-feira, 3 de abril de 2007

EBM Batista Pereira - Um Breve Histórico

Parece que foi ontem que eu iniciei meu percurso escolar e esta escola já estava aqui, firme e forte.


Hoje, 50 anos depois de sua construção, ela não sofreu com a ação do tempo, pelo contrário, está mais bela.
Comporta um número bem maior de alunos. Sua estrutura física mudou, é bem verdade, mas pra melhor.
Assim, no intuito de resgatar um pouco da história da nossa escola, é que a professora Ana Lúcia, junto com as turmas 51 e 52, na disciplina de História está desenvolvendo esta Webquest

Vale a pena dar uma espiadinha.